Será o momento para um novo console?

A Sony está mostrando que a sua estratégia focada em longo prazo no Playstation 3, dá  resultados. O aumento considerável da sua base instalada e a aproximação meteórica com o seu concorrente direto, o Xbox 360, são apenas alguns exemplos desse contexto.

Uma das apostas para manter esse crescimento foi a criação do controle de movimento Move. Ao que tudo indica, essa tecnologia é mais complexa do que o Wii Remote (afinal foi projetado após o lançamento do console da Nintendo) e diferente do Kinect, que aposta na ‘ausência’ de qualquer joystiq.

Depois de uma apresentação convincente na E3, a Sony  mostrou o seu Line Up de jogos exclusivos para o Move, que estarão no mercado japonês no dia 21 de outubro. São eles:

  • EyePet
  • Sports Champion
  • Beat Sketch
  • Fure! Fure! Bowling
  • Machi Suberi
  • Big 3 Gun Shooting

Existe um ponto que deve ser considerado. Em uma pesquisa recente, foi constatado que apenas 6% dos donos de PS3 têm interesse em comprar o Move. Nesse entendimento, o que deve ser levado em conta é a quantidade significativa de novos jogadores que migrarão para essa tecnologia. Talvez o ceticismo seja reflexo da desconfiança relevante a boa utilização do periférico. Acredito que muita coisa irá mudar quando o catálogo de jogos for compatível com a grandeza da Sony. Ou será assim, ou todo o investimento nessa realidade será esquecido.

Contudo, mais duas informações agitam os fãs da gigante japonesa. Numa declaração ao site CVG, um porta voz da SCEE comentou que estão considerando a hipótese de lançar um console Slim branco no mercado europeu. “Nós vamos considerar todas as possibilidades com base nas demandas do mercado, mas não tem nada para anunciar neste momento”. Ao que tudo indica, estarão disponíveis dois modelos de console: um com 120 GB (£ 225 ) e outro com 160 GB (£ 262).

PS4 poderá ser uma realidade

Pensar no futuro da indústria é outro ponto relevante da Sony. Por mais que o PS3 e o PSP estejam bem posicionados, é inevitável que o seus sucessores estejam em  desenvolvimento. Pelo menos é o que Shuhei Yoshida, Presidente Da Sony Worldwide Studios, deixou a entender na entrevista ao site Develop.

“Quando Ken Kutaragi saiu e Kaz Harai tornou-se presidente da SCE, a primeira coisa que disse foi ‘põe os World Wide Studios a trabalhar no desenvolvimento de hardware” e continua: “ele queria as produtoras nas reuniões no começo da concepção do novo hardware, e ele exigiu que as pessoas da SCE falassem conosco.”, conclui Yoshida.

O que esperar? Entraremos, logo mais, na fase de declínio desses Hardwares. Tanto o PSP quanto o PS3, serão obsoletos para as novas tendências de mercado. O investimento e aprimoramento dessas plataformas é a saída plausível para evitar grandes vexames como as 3RL do 360. A Microsoft pagou um alto preço por isso e a desconfiança técnica do seu console diminuiu, apenas, com o lançamento do modelo Jasper.

O que o futuro nos reserva? Ainda é uma incógnita. Tudo depende de como o mercado vai reagir com as novas tecnologias que estão surgindo. Imagens em 3D, controles de movimento, realidade aumentada… Tudo isso é parte integrante de um mundo que é desvendado aos poucos. O que nos resta é aguardar!

Anúncios

4 Respostas

  1. Belo post Rodrigo, só espero que não lancem rápido um PS4, pois só agora que adquiri meu PS3 rs…

  2. heheheh
    Eu acho que ainda demora uns três ou quatro anos para o lançamento!! Então, acho que estamos tranquilos com relação a isso… Bem, na verdade, eu espero tb…kkkkk

  3. Como sempre, bom post com informações equilibradas e relevantes. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: